20 de jan. de 2011

liderança

Sete pistas para entender
a misteriosa mente dos juvenis

1º PISTA – tenha uma visão geral
Qualquer um que já tenha tentado conduzir um programa com juvenis conhece as armadilhas em potencial: o balbuciar incessante de vozes adolescentes, os momentos relâmpago de interesse, as risadinhas que aparecem nos momentos mais inoportunos. É possível entender os adolescentes e dirigir um programa que valha a pena para eles?
            Seus juvenis formam uma classe marcada por toda sorte de mudanças emocionais e de desenvolvimento. Eles estão lidando com mudanças do corpo, de relacionamentos, um novo e inexplicável interesse pelo sexo oposto, e um sufocante sentimento de inutilidade. Eles estão reavaliando os padrões e valores de seus pais, e tentando ver se e onde Deus se encaixa em suas vidas, tudo sem revelar que alguma coisa está errada.
            Antes que você possa começar a ensinar-lhes verdades espirituais mais profundas, você terá que encontrar as suas necessidades mais imediatas. Primeiro, incuta neles sentimentos de auto-estima. Eles precisam se sentir confortáveis, aceitos e amados por você antes mesmo que comecem a se abrir.
·         Pela afirmação de seus pontos positivos e evitando constrangimento como forma de punição, você pode ajuda-los a se sentir importantes para o grupo.
·         Pela referência a Deus como alguém em quem se pode confiar como um amigo, você pode ajuda-los a se sentir aceitos, mesmo com os pés grandões ou as roupas esquisitas. 
Construir uma atmosfera de confiança e respeito leva tempo. As seguintes idéias podem ajudar-lhe a começar:

ENTENDENDO OS JUVENIS

            Você pode entender melhor seus juvenis se você tomar tempo para:
·         Ouvi-los quando eles falam.
·         Lembrar de suas próprias experiências de adolescente.
·         Manter o senso de humor.
·         Não reagir.
·         Ser paciente.
·         Verdadeiramente se preocupar com eles.

SENDO ENTENDIDO PELOS JUVENIS

Seus juvenis poderão lhe entender melhor, e gostar de você, se você:
·         Simplificar sua linguagem.
·         Falar pouco.
·         Usar uma tradução atualizada da Bíblia.
·         Viver o que prega.
·         Ser criativo.
·         Contar histórias.


2ª Pista – Comunique-se com os juvenis
            Você quer se conectar aos juvenis, mas se pergunta como. Lembrar-se de como os juvenis são e o que eles estão vivendo já vai lhe ajudar muito.
  • Juvenis pensam em termos concretos.
Crianças com idade entre 8 e 12 anos pensam que tudo ou é certo ou é errado, ou é preto ou é branco. Eles tendem a organizar as coisas em caixas herméticas. O pensamento abstrato dificilmente surge antes da 8ª série. Então evite usar jargões cristãos que eles não entendam, como “evangelho” (as boas novas de que Jesus morreu por nossos pecados), “salvação” (o ato salvador de Deus), e “cânon” (os 66 livros da Bíblia).
  • Juvenis têm curtos lapsos de atenção.
Se você quer prender sua atenção, mantenha o programa ativo e variado. Atividades valendo pontos com jogos de ação, encenações e música. Quando for falar sobre Deus e a Bíblia, faça menção a coisas que ocupam as mentes dos juvenis – uma música das 10 Mais, marcas de roupas ou brinquedos que os interessem, e coisas populares da cultura deles que os arqueólogos vão encontrar em nossas pilhas de lixo!
  • Juvenis estão mudando fisicamente.
Eles podem se tornar retraídos devido às mudanças físicas e emocionais pelas quais estão passando. Eles devaneiam sobre sua aparência e o que o sexo oposto pensa sobre eles. Então eles mudam seu foco, e se concentram em atividades de diversão! Ann Cannon diz: “Acima de tudo, os juvenis esperam ter um aprendizado divertido. Deixe-os ser barulhentos. Aceite seus comentários sem julgamentos. Deleite-se com suas idéias únicas.”
  • Juvenis lutam para se comunicar.
Eles não têm habilidades de comunicação para expressar seus pensamentos e descrever seus sentimentos. Eles têm dificuldade em dizer o que sentem ou pensam. Então ajude-os; pergunte para que respondam com palavras-chave em vez de uma explanação.  Pergunte como eles se sentem sobre o tópico estudado; responda perguntando porque eles se sentem desta ou daquela maneira. Ou seja realmente não-ameaçador: pergunte como juvenis da mesma idade deles se sentiriam a respeito da questão em foco.

3ª Pista – use o estilo favorito de
aprendizado de seus juvenis
Os pesquisadores afirmam que nem todos aprendem do mesmo modo. Cada um prefere algum dos 4 estilos básicos de aprendizado. Mas a maioria das pessoas usa todos os 4 estilos em algum momento.
Aprendizes Inovadores são conscientes de sentimentos e relacionamentos. Eles são criativos, artísticos, sensitivos, bondosos. Eles são os profetas da igreja – a consciência da sociedade. Eles freqüentemente dizem: “eu sinto”.
Aprendizes Analíticos gostam de pensar, pesquisar e analisar as informações. Eles têm a tendência de pensar e ler sobre uma tarefa antes de realiza-la. Eles gostariam do livro de Romanos. Eles freqüentemente dizem: “eu penso”.
Aprendizes do Senso Comum gostam de reorganizar idéias e informações para resolver problemas e tomar decisões. Eles às vezes dizem: “vamos fazer”. Eles são os primeiros a imaginar o final da história.
Aprendizes Dinâmicos preferem aprender fazendo. Eles começarão a trabalhar em um projeto antes mesmo de ler as instruções ou analisar a tarefa. Aprendizes Dinâmicos se tornam grandes organizadores, vendedores e patrocinadores. Eles freqüentemente dizem: “eu fiz”.
Os juvenis aprendem melhor quando seus professores os envolvem em seu estilo favorito. Muitos líderes hoje oferecem pelo menos uma atividade que envolva cada estilo de aprendizado em um programa especial.
Para atender a cada estilo de aprendizado, os líderes precisam providenciar tarefas relacionadas ao estudo para os aprendizes analíticos, solução de problemas e encenações para os aprendizes do senso comum, experiências práticas para os aprendizes dinâmicos e atividades escritas criativas ou projetos de arte para os inovadores. E as crianças sempre gostam mais dessas atividades quando lhes dão o direito de escolha.

4ª Pista – envolva os sentidos
Além de determinados estilos de aprendizado, os juvenis também apreciam outros modos de aprender baseados no uso de sentidos específicos, tais como audição, visão, tato ou todos os três.
O Modo Auditivo favorece o aprendizado que envolve o ato de escutar. Os aprendizes auditivos dizem: “Advinha o que eu ouvi!” Algumas atividades típicas são: discussões, debates, canto, concursos orais, leituras em coro, etc. Eles aprendem e se lembram melhor quando ouvem as informações.
O Modo Visual envolve o aprendiz em ver o conteúdo do material estudado. O aprendiz visual relata: “Eu vi uma coisa muito boa!” Suas atividades típicas são: acrósticos, histórias ilustradas, diagramas, mapas, lições com objetos, cartazes. Eles precisam “ver” a informação que você está compartilhando.
O Modo Táctil envolve o aprendiz em coisas concretas: cartas, cartões, artesanato, colagens, esculturas. Quem aprende com o tato diz: “Olha o que eu fiz!” lembre-se de incluir muitas atividades manuais para este grupo.
O Modo Experiencial faz com que o juvenil se envolva com seu corpo todo no uso de todos os sentidos para experimentar novas situações. As atividades deste mudo incluem: solução de problemas, dramatização, visita a hospitais, caminhadas. Afirmação típica: “Adivinhe o que eu fiz (ou onde eu fui)!”
Um educador sábio fez a seguinte observação: “O que eu ouço, eu entendo; o que eu vejo e faço, eu me lembro”. O aprendizado de verdades espirituais merece o melhor método: o envolvimento de todos os sentidos.

5ª Pista – compreenda a batalha por auto-afirmação
“Cerca de 98% de todos os adolescentes se acham feios, desajeitados, sem amigos e totalmente inúteis pelo menos em alguma parte do tempo”, diz Nancy Van Pelt, especialista em relações familiares e autora de “O Adolescente Completo”.
Os juvenis freqüentemente lutam com sentimentos de inutilidade e insatisfação com suas características físicas. Como um líder de juvenis, você pode buscar por pistas que lhe alertem para a batalha que está acontecendo por trás das máscaras criadas pelos adolescentes.
Taís Tímida. Ela é tão tímida que ninguém lhe dá a menor atenção. E ela provavelmente não se sente bem em relação a si mesma.
Vinícius Valentão. Ele empurra os outros ao seu redor porque está tentando ser alguém e precisa ser notado.
Carla Convencida. Ela age assim para disfarçar uma auto-estima fraca.
Bruno Barulhento. Seu jeito agitado esconde a insegurança e sentimento de inutilidade que sente em seu interior.
“Para as crianças felizes esses tempos vêm e vão”, diz Van Pelt. “Mas outras crianças se ferem a cada dia de suas vidas. Alguns chegam a se suicidar”. Reconhecer como os juvenis se sentem a respeito de si mesmos é vital para alcançar uma liderança de sucesso entre eles.

6ª Pista – compreenda o que eles valorizam e
por que  valorizam
Os adultos algumas vezes se perguntam sobre o que atrai os juvenis à música, a pessoas e a produtos que aparentemente têm pouca importância para eles. A resposta é: energia! As crianças a partir dos 9 anos são atraídas pela alta energia. Elas gostam de música enérgica, entretenimentos enérgicos, shows que prometam uma alta dose de energia, sons que cortem energicamente de uma parte para a outra.
O aumento do nível de energia de seu ministério com os Juvenis (Escola Sabatina, Desbravadores, etc.) pode lhe ajudar a motivá-los. Esteja tão bem preparado quanto puder para aumentar a velocidade e intensidade do seu discurso, o passo da música, e o nível de seu entusiasmo com os juvenis. Orar freqüentemente pode aumentar grandemente sua energia espiritual também. De fato, todos os esforços para energizar seu ministério irão falhar sem o poder do Espírito Santo.
Quando as crianças chegam aos difíceis anos da pré-adolescência, eles parecem perder a memória. Eles se esquecem do que costumam fazer e do que gostam; agora eles se preocupam somente sobre o que os seus amigos – seus pares, a maioria, os “caras legais” – estão fazendo. Como Wayne Rice, um veterano líder de jovens, diz: “eles não são tão interessados sobre o que fazer, mas sobre quem está fazendo.”
Então quando você for falar sobre viver saudável ou sobre como ser um cristão, dê mais que apenas informação e passagens bíblicas. Fale aos juvenis sobre pessoas de sucesso que têm vivido os conceitos apresentados.
Quando for planejar um programa especial, escolha um grupo central de juvenis para ajudar-lhe a planejar. Eles não somente sabem o que os outros juvenis de sua idade gostam, mas irão irradiar entusiasmo a respeito do programa feito por eles próprios. Seu apoio trará um nível maior de energia e também o apoio dos demais juvenis.
Se energia e influência são tão importantes para os juvenis, que chance você tem em sua igreja pequena de competir por sua atenção? Muitas, de acordo com os especialistas. Porque os juvenis não esperam que você seja como os heróis deles. Eles não querem que você mude... muito. Eles valorizam adultos que os amam pelo que eles são. Eles só querem que você se lembre como você era quando também era um adolescente.
Rice sugere que você faça um quadro mental de você mesmo na 8ª série (ou algum outro ponto anterior em sua vida) e então você não se esquecerá daqueles mais dolorosos anos de sua vida. Quando os juvenis chegam e perguntam: “Quem é esse ‘nerd’?”, você pode responder: “É um cara legal”. Eles lhe verão sob uma luz diferente – como um amigo. E a amizade pode ser uma das mais poderosas motivações para todos.

 7ª Pista – descubra o que interessa aos seus juvenis
A prevenção é o melhor remédio para prevenir o tédio entre os juvenis. Descobrir o que os motiva é o ponto de partida. Faça uma pesquisa informal. Peça a eles para abrir seu mundo para você.
 Para realizar a pesquisa, copie a Lista de Favoritos abaixo. Dê aos juvenis um bom tempo para marcar suas respostas. Depois recolha suas folhas, tabule os resultados com as respostas mais freqüentes. Discuta os resultados da pesquisa com eles e lhes peça para dizer quais são as duas principais respostas para cada categoria. Deixe que eles lhe ajudem a entender o que eles gostam nessas pessoas ou coisas – você não pode ralhar, pregar ou mesmo aprovar, mas apenas entendê-los e motivá-los.
Os juvenis mudam de interesse freqüentemente, e você deve procurar atualizar sua lista de interesses. Isso pode ser muito útil para mudar periodicamente a maneira pela qual você extrai as informações. Por enquanto, faça uma ou duas das seguintes questões:
Quem você convidaria para sua festa se você pudesse chamar qualquer pessoa no mundo?
O que você compraria se você tivesse um cheque em branco para preencher?
O que você mudaria se pudesse mudar qualquer coisa no mundo?
O que você mais quer fazer quando se tornar um adulto?


Lista de favoritos

Escreva o seu favorito para cada categoria abaixo no espaço adequado:

1-    Música Secular

2-    Música Religiosa

3-    Desenho Animado

4-    Personagem de Desenho Animado

5-    Programa de TV

6-    Marca de Roupa

7-    Esporte

8-    Carro Esportivo

9-    Grupo Musical

10-                      Ator

11-                      Revista

12-                      Brinquedo ou Jogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário