20 de jan. de 2011

Liderança

Treinar (e bem) a sua equipe
o segredo do bom Diretor dbv

Parece não haver nenhuma dúvida de que o Diretor dbv é a pessoa chave num clube. As suas funções são tão múltiplas e importantes que todas as igrejas buscam, com todo empenho, encontrar a pessoa ideal, perfeito, para o preenchimento desse cargo
Encontrar, no Diretor dbv, um bom cristão, leal, consciente de sua importância e papel vêm sendo um desafio cada vez maior. Neste documento, procuraremos abordar, de maneira sucinta, alguns aspectos relevantes da função do Diretor dbv
Um Diretor dbv, geralmente tem sob a sua coordenação, uma direção, instrutores e conselheiros de unidade.
                Fazer com que esses grupos trabalhem bem, e com responsabilidade e qualidade e o principal objetivo do Diretor, isto parece obvio. Assim, recrutar bons dbv´s e bons associados, parece ser uma das primeiras e mais importante funções do diretor dbv
Como “recrutador de pessoal” o Diretor dbv tem que conhecer aspectos muito importantes do seu trabalho, de sua região, de sua metas, e conhecer também um pouco de psicologia, de técnicas de recrutamento, para poder proceder a uma seleção adequada de diretores conselheiros e capitães
Todos os Diretores dbv já tentaram recrutar pelo meio convencional de anúncios em igrejas. O resultado tem sido cada vez mais desastroso. Aparecem os mesmo “meios sola” que foram dispensados ou “saíram” de outros clubes e, portanto vem cheios de “vícios” difíceis de consertar.
A experiência tem demonstrado que a utilização de pessoas egressos de clubes nem sempre dão certo e a maioria absoluta das vezes, dão errado e muito errado
Assim o Diretor dbv parece estar num dilema. Ou aceita pessoas com vícios e que dificilmente farão um bom trabalho. Ou recruta sem experiência algum no ramo ou mesmo no geral. Qual será a melhor opção.
Não existem receitas prontas. Cada caso é um caso. Depende da pessoa de sua experiência anterior, dos clubes em que trabalhou, e assim por diante em se falando da primeira hipótese. Com relação à segunda, i.e., pessoas sem experiência, o esforço do Diretor dbv devem ser muito grande, envolvendo um grande trabalho de treinamento.
Particularmente, acredito em recrutar pessoas sem experiência. Digo isto porque não há na igreja diretores bons disponíveis. Os disponíveis são no geral ruins. Assim, creio, não restam muitas alternativas ao Diretor dbv a não ser recrutar pessoas inexperientes e empreender um grande e tenaz esforço de TREINÁ-LOS, ENSINÁ-LOS E aqui parece esta, sem duvida a grande base de trabalho do  Diretor dbv
Ele tem que se travestir de PROFESSOR e de PROFESSOR de clube dbv e tomar a peito a tarefa, às vezes não fácil, nem gostosa, nem muito rápido em termos de resultados e ação, de ENSINAR A SUA DIRETORIA, TREINÁ-LO. E muitos poderão perguntar “como treinar”
Treinar uma diretoria é principalmente sair e executar as atividades com ele. É explicar-lhe o cargo e pedir que ele repita para ver se compreendeu item por item do que for importante para a boa atividade. E verificar o seu estado de espírito e trabalhar para melhorá-lo. E ensiná-lo a entrar numa sala de aula, motivar os dbv´s, a sentar-se a vestir-se. É, muitas vezes, fazer ou refazer o homem!.
É ensiná-lo a usar uma agenda, marcar atividades de requisitos de cartão e chegar nos horários a aproveitar bem o tempo em geral. E fazer com que ele tenha completa segurança sobre seu cargo.
Ensinar é fazer junto. É pegar na mão e ensinar como se dizia antigamente. É não “supor” que ele já sabe... Lembre-se que ele não sabe nada ou pouco sabe. O que ele diz que sabe é de vergonha de dizer que sabe! Finja que acredita e “recorde” com ele o que ele dizia já saber...
A tarefa é, sem duvida, árdua. Mais creio com convicção que somente através desse esforço é que conseguimos “formar” lideres. E é o que estamos precisando e todos os clubes necessitam.
Todos sabem que o potencial do clube é bom, excelente mesmo. Todos sabem que o perfil do desbravador mudou.
A diretoria que temos, com raras e honrosas exceções não tem o necessário que gabarito para enfrentar o novo desbravador. A nossa diretoria é fraca, às vezes ignorante demais, embora possa ter muita boa vontade.
E essa mudança só será feita com muito treinamento, dedicação, acompanhamento, supervisão eficaz e muita boa vontade dos Diretores dbv´s, regionais, departamentais, e outros “avis rara” em nosso meio.
TREINAR, TREINAR e TREINAR é, pois a principal tarefa do Diretor dbv. Acompanhar, de perto, de fato, sua diretoria, conselheiros e capitães. Treiná-los em serviços, indo junto, fazendo atividades junto, avaliando as atividades após cada atividades, fazendo reuniões e tomando com seriedade essas funções.
Para isso é que são os Diretores dbv. Eles não foram feitos para ficar em salas com ar condicionado, lendo relatórios e esbravejando com sua diretoria.
Pelo menos por enquanto, não. Um dia, talvez. Hoje um Diretor dbv para ter sucesso, tem que “molhar a camisa” e criar a “sua” fiel e bem treinada equipe de diretores, conselheiros e capitães, se quiser experimentar o sucesso.
                                                                                              Texto de: Luiz Martins
                                                                                              Adaptação de: Jonny Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário